Ressonância Magnética: saiba o que é, funcionamento e vantagens

Clínica de exames em imagens através de equipamentos modernos que trazem qualidade e precisão nos resultados de Ituiutaba e região.

A Ressonância Magnética é um dos exames mais realizados em todo o mundo e que revolucionou o diagnóstico, sendo  uma forma não invasiva do médico investigar com nitidez órgãos, tecidos e o sistema esquelético. Esse exame ajuda a diagnosticar uma variedade de problemas como aneurismas, esclerose múltipla, traumatismos da medula espinhal, derrame, tumores, anormalidades em vários órgãos do corpo, como fígado, rins, baço, pâncreas, útero, ovários e próstata. Também auxilia na avaliação de articulações anormais, como  cartilagens e ligamentos danificados, causadas por lesões traumáticas ou repetitivas. Além disso, é o exame de escolha para diagnosticar hérnias de disco na coluna, infecções ósseas e tumores nos ossos e tecidos moles.⠀

Como funciona?

Todas as informações são fornecidas pelo campo magnético, que são ondas de radiofrequência geradas pela máquina e traduzidas por um computador o qual cria imagens do interior do corpo em alta definição e em três planos.  A principal vantagem da Ressonância é não usar radiação. É fundamental contar com uma equipe técnica e médica capacitada e dedicada a utilizar todos esses recursos para investigar o paciente. A precisão nos resultados depende, sobretudo, desse grande conjunto de fatores que envolve tecnologia e pessoas.⠀

Há contraindicações? 

Pessoas com marcapassos cardíacos, a princípio, são contraindicadas a realizar a Ressonância Magnética, porém alguns tipos específicos, sob supervisão do cardiologista, podem ser admitidos mediante autorização. Até mesmo grávidas podem realizar o exame, desde que haja indicação e necessidade, pois o método não apresenta radiação ionizante e, por isso, não prejudica a gestante e nem o feto. Outro dado importante é que não há contraindicação da quantidade de vezes que pode ser feita a Ressonância, diferentemente do Raio-X e da Tomografia. Ademais, vale ressaltar que o contraste utilizado praticamente não causa reações alérgicas.

Faça-nos uma visita!⠀ ⠀

 

Clínica de exames em imagens através de equipamentos modernos que trazem qualidade e precisão nos resultados de Ituiutaba e região.
Compartilhe

Deixe uma resposta