A Importância da Atividade Física

Clínica de exames em imagens através de equipamentos modernos que trazem qualidade e precisão nos resultados de Ituiutaba e região.

Alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e sono adequado são fundamentais na manutenção de uma boa qualidade de vida.

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais da metade da população brasileira não pratica nenhuma atividade física. Dentro deste percentual, alguns nem ao menos caminham distâncias curtas, como por exemplo para o trabalho ou para o lazer.

O sedentarismo está associado a uma série de doenças sérias, por isso, profissionais de saúde alertam para a necessidade da prática pelo menos alguma atividade física. A prática regular de exercícios físicos reduz a mortalidade decorrente de doenças cardiovasculares e a ocorrência de determinados tipos de câncer, além de regular o nível da pressão arterial, a taxa de colesterol e o metabolismo de açúcares no organismo.

Mas antes de iniciar qualquer atividade física, separamos alguns itens importantes que devem ser feito antes:

O que deve fazer antes de começar uma atividade física?

É indicado passar por uma avaliação médica prévia, onde o médico irá fazer uma avaliação e pedir alguns exames para te liberar para praticar à atividade. É importante ressaltar que a prática de atividade física sob orientação de um médico reduz o risco de lesões.

Quantas vezes por semana realizar a atividade física?

Essa é umas das maiores dúvidas, muitas pessoas perguntam quantas vezes na semana que devem ser feitas as atividades e qual intensidade para trazer benefícios à saúde.

A recomendação dos órgãos internacionais de saúde é a realização de pelo menos 150 minutos semanais de atividade moderada ou 75 minutos de atividade intensa.

Uma recente pesquisa divulgada no JAMA Internal Medicine, afirma que à realização de qualquer atividades físicas apenas uma vez na semana já reduz em até 30% o risco de morte. O estudo observou que essa redução no risco de morte é maior quanto mais atividade se realiza.

Ckeck-up preventivo:

Qualquer pessoa que pretenda iniciar uma atividade física deve passar por um check-up prévio, e isso vale para qualquer pessoa e não apenas para atletas profissionais.

 

Clínica de exames em imagens através de equipamentos modernos que trazem qualidade e precisão nos resultados de Ituiutaba e região.
Compartilhe

Deixe uma resposta